sábado, 13 de outubro de 2007

Review de Discos e tal: Tumbleweed Connection

Oi,

No meu primeiro post do nosso querido blog grunge, vou falar de um artista que não é grunge.
Elton John é o nome desse cara. Não o Elton John de hoje que só fala merda sobre interrupção do uso de internet, ou fica trocando farpas com outros artistas para aparecer.

O cara que eu vou citar é um baixinho, gordinho, míope do começo de 1971 quando uma música plenamente acidental tinha acabado de estourar nas paradas britânicas, essa música, tocada até hoje por ele, e que todo mundo que já ouviu uma rádio de classic music com certeza já se deparou, chamada de "your song". Mas não é dela que vou falar nesse post, vou falar do album sequente ao estouro dessa música.

"Tumbleweed Connection" é um album conceitual, o terceiro album do Elton John, lançado em 1971, que não teve nenhuma música como single, que não teve devida divulgação e que é um album até digamos, obscuro salvo a execução ao vivo de algumas músicas.

É estranho notar que naquela época, depois de estourar com um grande sucesso, ele viesse com um grande album para solidificar a carreira, mas EJ rumou exatamente ao contrário... Criou, juntamente com seu parceiro letrista Bernie Taupin, um album baseado somente em um tema: "O Faroeste Americano", todos os temas do album falam de cowboys, vida no campo... Um album caipira. E um dos melhores albuns conceituais que eu já ouvi na vida.

Eu particularmente, só entendi a relevância da obra do Elton John depois de ouvir as coisas que ele fez e as contribuições dele para a música dos anos 70, não foi a toa que ele acabou se tornando o queridinho de muitos artistas de nome na época, como o john lennon, eric clapton, the who e por aí vai...

Deixo claro que todas as músicas tem piano. Uma vez conversei com um "músico" que afirmava que se a música tivesse piano ela deixaria de ser rock n' roll... Mas é um dos instrumentos mais difundidos nesse estilo de música. E EJ nos anos 70 era rock, tinha muito mela-cueca, mas ele era considerado rock na época, e o intrumento dele é o piano, a base de criação e levada de todas as músicas circulam nesse instrumento.


Bom, voltemos ao album. "tumbleweed connection" começa com o country rasgado e divertido de "balad of well-known gun"Ele começa o album falando ironicamente de um cara que está largando a família para se tornar um pistoleiro de sucesso, apesar da falta de sucesso em conseguir isso...

Depois vem "come down in time" que é uma balada que o Sting cortaria os pulsos para ter feito, com uma atmosfera sombria, falando de se encontrar furtivamente a noite com o amante, longe de ser um pop fácil. Aí vem "country confort" que é que melhor sintetiza o album, ela narra a vida pacata no campo rodeado de amigos e tal.

"Son of your father" e "My father's Gun" continuam a trajetória do album, e são duas ótimas levadas de piano. "Where to now St. Peter?" é um country progressivo (?)... Só escutando para saber do que eu estou falando.

"Love song" é uma balada com levada de violão simples cujo o backin' vocal, assim como a letra da canção foi escrita por Lesley Duncan, conhece ela?? Não?? Claro que conhece, ela é responsável pela maioria dos backin's de uma outra banda. O Pink Floyd. "Amoreena" é engraçada, particularmente outra vez, foi a primeira música desse album que eu escutei, e gostei, engraçadinha e tal.

O final do album é o melhor, "talking old soldiers" é uma balada voz e piano em que EJ canta como se fosse um soldado velho de guerra dizendo como é triste morrer sozinho após ver seus amigos mortos no front de batalha. E finalmente "burn down the mission" é a melhor música do cd, grande instrumental, letra inteligentíssima, inclusive essa é uma que é tocada até hoje nos shows do cara. E vale muito a audição dela ao vivo.

É isso, aconselho a todos que gostam de bom música, que procurem esse album para ouvir, de preferência embaixo de uma árvore, com uma palhinha na boca, no melhor estilo "Caipira".

= )) Tamos aí.

5 Comentários:

Blogger Chucko disse...

cara, eu nunca parei pra escutar elton john. nao que odeie. lembro que quando era pequeno e viajava de carro minha mae botava uma fita e tinha uma musica que gostava, depois fui descobrir que era do elton john, só nao lembro o nome da musica.

albuns conceituais sao fodas. dá a impressao de ser uma obra completa e tudo. tipo os do the mars volta. que nem um filme ou um livro, bem legal.

destaque pro cara que disse que quando tem piano nao é rock. que musico é esse, hein? hehe. creio que o rock se originou em pianos nos anos cinquenta. chuck berry acho que só tinha piano.

13 de outubro de 2007 às 21:38  
Blogger Jabiraca disse...

Pianos.... Little Richard e Jerry Lee Lewis! Chuck Berry tocava guitarra..

Mas enfim, eu admiro muito a obra do Elton John, e não podia escolher melhor disco para falar do que esse!

Hoje em dia é difícil achar artista que faça um álbum concentual, em que tudo que está contido no cd -desde a capa, música(lógico) e fotos- está tão bem amarrado! Essas para mim que são as obras primas... mas hoje com essa parada de mp3 é difícil se pensar no álbum como um todo... ai se perdeu muito do conceito do disco em si.

14 de outubro de 2007 às 03:11  
Blogger L. Henrique disse...

Aliás, Elton John tem 3 albuns conceituais. Esse do post. "The Captain Fantastic and the Brown Dirty Cowboy" e o último album dele "The Captain and the Kid"... Esses dois últimos falam da escalada rumo ao sucesso e os primeiros anos de dificuldade para atingir o sucesso na carreira deles.

14 de outubro de 2007 às 09:08  
Anonymous Anônimo disse...

Minha mãe tem uma baita vinil do Elton John..eu qria ter os óculos dele haauahauahau.


Eu gosto de algumas músicas dele...mas ele fala abóbrinha pra caramba.


Meu gosto musical é.....besta..deixa pra lá...

16 de outubro de 2007 às 19:58  
Blogger Rainha dos Raios de Sol disse...

Elton John é fantástico...

Claro, o baixinho míope oprimido...

Os discos antigos eram brilhantes de fato.

28 de novembro de 2008 às 01:15  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial