sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Review de Discos - Rolling Stones Get Yer Ya-Ya's Out e Stripped...

Oi.

Estou ouvindo muito esses dois albuns do Rolling Stones e resolvi comentar a respeito das curiosidades dos dois. Eu sempre gostei muito dos Beatles, mas minha verdadeira paixão sempre foram os Rolling Stones, tanto que tenho todos os cds da banda e sou um ouvinte e expectador mesmo dos últimos sucessos da banda (Quais?? Vc vai perguntar). Eu recomendo para quem acha que os caras só requentam as levadas que vem fazendo a mais de 40 anos, que escute o último album (Bigger Bang) e se assute com "Streets of Love" e "Rough Justice" que abre o album. É isso, eles estão velhíssimos, entram na estatística de previsões de morte todo ano junto com a Dercy Gonçalves e o BB King, mas estão aí, fazendo o mesmo rock com pegada blues desde os anos 60.

E o melhor da banda é ao vivo, indiscutivelmente. Tanto que os caras não enriqueceram extamente com venda de discos, os caras ganharam toda essa fortuna com os shows ao vivo. E não há nada nesse mundo que emocione mais que ouvir os primeiros acordes de "Start me Up" em um estádio lotado com um monte de gente indo a loucura. Isso é Rolling Stones.

Bom, vamos aos albuns:

O "Get Yer Ya-Ya's Out" é o segundo album ao vivo do Rolling Stones, de 1970. A banda estava em turnê com o ótimo, excelente e fantástico album "Let it Bleed" (paródia clara com "Let it Be" dos Beatles que foi lançado no mesmo ano inclusive). A fase que a banda estava passando na época era exatamente o que o album passa: Sujeira, peso e descontrole. O Brian Jones tinha acabado de morrer, em um dos show o excelente grupo de segurança contratado para justamente promover a "segurança" (Hell's Angels, conhece?) matou 4 fãs.

O album começa com a empolgante "Jump Jack Flash", não há como ficar imparcial a essa música, depois vem a versão do blues acelerada de"Carol" do Chuck Berry. Depois vem "Stray Cat Blues" outra pedrada blues falando de uma menina nada comportada longe dos olhares da mãe (O Soundgarden fez um cover dessa música e lançou em um EP raro dos anos 90, junto com o Badmotorfinger, procurem a versão deles, é muito boa!). Aí vem a balada "Love in Vain" que é uma das minhas prediletas do "Let it Bleed". Seguem "Midnight Rambler" do mesmo album e "Sympathy of the Devil", menos batucada e mais rock do que no album "Beggars Banquet". Então vem o rock "Live with me" e outro cover do Chuck Berry "Little Queenie", e para terminar o album em grande estilo vem "Honky Tonk Woman" e "Street Fighting man". Quando o album termina dá vontade voltar e ouvir tudo outra vez tamanha a emoção que ele passa.



Agora, tem o "Stripped" de 1995, onde os caras já não eram moleques tocando insanos e desenfreados. Na verdade, ele foi uma resposta aos formatos acústicos que pipocavam na época. E se tornou um dos registros ao vivo que eu sempre volto a ouvir, tanto por causa das ótimas músicas, quanto pela grande veia blues colocada naquele album. Se alguém tem alguma dúvida do potencial dessa banda, procura esse album.

Ele começa com "Street Fighting man" acústica, e depois vem a versão de estúdio de "Like a Rolling Stone" do Dylan, que na minha opinião ficou bem melhor que a versão original (Mais um que salvou uma música do Dylan!), "Not Fade Away" do início da carreira, um dos primeiros sucessos e "Shine a Light" do "Exile on Main ST" estão lá releituras ótimas e com mais tecnica que as originais. Depois vem o melhor blues dos Rolling Stones, das antigas tb "The Spider and the Fly", nessa dá para enxergar perfeitamente a veia bluseira que diferenciava eles dos Beatles. "I'm Free" de propaganda de cigarros, "Let it Bleed" e "Wild Horses" seguem mantendo o pique do album. Depois vem a versão super empolgante de "Dead Flowers", que vem do album "Sticky Fingers" de 1971 (O album mais bem tocado dos Stones). Aí baixa o clima balada em "Angie", "Slipping Away" e "Love in Vain" com direito a erro de entrada do Keith Richards (sabe, o cara tá velho e tal). E o album termina com "Sweet Virginia" e "Little Baby", essa última não tocada desde o começo da carreira dos caras, um cover do Willie Dixon.

É isso. Eu recomendo quem não conhece direito, procure ouvir com atenção os Stones. Segue abaixo uma lista dos indispensáveis para conhecer melhor a banda:

Out of our Heads
Beggars Banquet
Let it Bleed
Sticky Fingers
Exile on Main ST ( o melhor album dos Stones eleito pela crítica e público e pela própria banda).
Goats Head Soup
It's only rock n' Roll ( com direito aos backin's vocals de um fanatico por Stones, David Bowie).
Some Girls
Tattoo You
Voodoo Lounge
Bigger Bang

Então tá então... Desculpem a empolgação.

Tamos aí.

6 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Ainda bem que sou a primeira a comentar..pq pra mim, Rolling Stones não ruleia mais que Beatles.

E ainda prefiro Elvis Presley a Stones!

Mas admiro a perfomance do sequela
do Mick Jagger no palco, quanto as músicas conto nos dedos de uma mão somente as que realmente aprecio.


É..eu não curto mesmo ¬¬.
Rolling Stones sempre tocou nos piores momentos que ja tive...assim peguei nojinho!

7 de dezembro de 2007 às 18:12  
Blogger Chucko disse...

excelente texto, charada. eu conheço pouquissima coisa dos stones e dos beatles, mas evito dizer isso em voz alta ou escrita pra evitar de ser apredejado e tal. pelo que pude ouvir desse ultimo do stones, me pareceu bacana, aquela que tinha o clipe e tal, eu curti. aprecio muito o blues, tbm. mas tenho que procurar conhecer direito.

7 de dezembro de 2007 às 21:51  
Anonymous Anônimo disse...

Vou te ensinar a gostar de Beatles, Du!

7 de dezembro de 2007 às 22:20  
Blogger L. Henrique disse...

Eu adoro Beatles tb Nega.
Mas ouvindo os dois, vemos claramente que são propostas extremamente diferentes.

Com certeza os Stones são bem mais influênciados pelo Blues Sujo americano que os Beatles.

Vou fazer vc gostar de Rolling Stones, vc vai ver.

Du, baixa a coletânea "Forty Licks" e escuta. Aquilo é o essencial dos Stones, se vc não gostar, é porque Stones não desce mesmo.

8 de dezembro de 2007 às 11:35  
Anonymous Anônimo disse...

"Vou fazer vc gostar de Rolling Stones, vc vai ver."


Nego petulante ruleia! hahaha
Tá...vou tentar ouvir e ver se gosto de pelo menos uma...pela amizade e tal, rí.

¬¬

8 de dezembro de 2007 às 15:19  
Blogger gustavo disse...

Eu ando ouvindo o Exile on Main Street todo dia :D

Aliás, já ouviram a versão do Ramones para Out of Time, dos Stones? É a coisa mais linda... =D

10 de dezembro de 2007 às 04:02  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial