sábado, 6 de outubro de 2007

The Modern Age

A gente sempre acaba vendo alguma discussao sobre o download de mp3's em alguma comunidade ou sempre quando falam de música em algum programa de tv. Perguntam aos artistas o que eles acham. Uns acham um crime. Outros, acham bacana, moderno. Eu nao sei até que ponto isso é errado, sinceramente. Entendo os dois lados. É uma discussao eterna e sem razão nenhuma.

Eu não acredito no fim do cd, acho que mesmo que a mp3 tenha se popularizado, as pessoas precisam comprar algo físico da banda pra ter a sensação de que nao vai perder aquilo nunca e pra assimilar isso como parte de suas vidas. Pelo menos é assim que eu me sinto em relaçao a isso. E jamais, digo, jamais pagarei pra baixar um album em mp3. Quando PJ decidiu lançar os shows em mp3, eu jamais cogitei em pagar por aquilo.

As mp3 são realmente modernas, pra divulgar bandas novas e tudo. Espalhar a notícia, digamos. São práticas, faceis de conseguir e de graça. Uma maravilha. Hoje em dia, quando quero conhecer algumas bandas, bastam uns dois ou tres cliques pra baixar um album inteiro. Posso carrega-las pra qualquer lugar num player portátil. Me dá uma mobilidade incrível. Quem é que vai comprar um cd, se pode ter algo tão prático assim? Ninguém. E eu entendo perfeitamente. Lógico que ninguem vai comprar cd.

O problema da mp3 pra mim nao é a respeito do aumento ou queda da vendas dos cds. Pra mim, é mais sobre a banalização da música. Sobre o quão descartavel as bandas passaram a ser. Como o Gustavo disse em outro post, nao creio que venham a surgir rockstars nos tempos de hoje. E a mp3 é um dos motivos disso. Simplesmente, tudo se tornou tão acessivel num nivel infinito que a gente nao se contenta em explorar um album por 1 mes inteiro. Nao dá tempo de decorar as letras, gravar cada batidinha da guitarra, perceber as musicas melhor. A primeira impressão é a que fica. E a primeira impressão é deletada. E logo em seguida, ja se tem algo novo pra ouvir.

Não consigo imaginar o futuro disso. Daqui a pouco eu vejo que terao arquivos mp3 na internet sem o nome da banda ou da musica, que vai ser inutil daqui a algum tempo. Uma musica vai ficar na memória das pessoas por uma semana e umas nem vão chegar a serem ouvidas.

E isso vai ser normal.

5 Comentários:

Blogger gustavo disse...

já era o tempo de se pagar por música. como sempre acontece, quando algo se torna muito democrático e de fácil acesso se transforma em um item superficial. e com a música tem acontecido isso, embora pra alguns de nós, ainda faça parte de nossas vidas.

6 de outubro de 2007 às 02:45  
Blogger André disse...

Imagino que o futuro será pagar pelas mp3s mesmo, embora não acredito que os cds vão desaparecer.

Dessa forma, paga-se pelo trabalho do artista e todo mundo fica feliz.

Ah, e as pessoas baixam e apagam as coisas porque, pra elas, os produtos culturais possuem apenas esse imediatismo. É fazer o download, assistir e deletar.

6 de outubro de 2007 às 14:47  
Blogger Doll disse...

FATO tudo oq vcs disseram!

Eu gosto de cd, tenho uma mania por tralhinhas que me trasem lambranças. Por isso, eu amo encartes, as pinturas no prorpio cd.. E como eu não compro cd, eu os ganho, acabam sendo mt especiais!

**quem euiser me presentear jah sabe :p**

6 de outubro de 2007 às 15:31  
Blogger Anselmo disse...

Cara, tava exatamente pensando em escrever sobre o assunto. Mais alem posto minha opiniao a respeito.

6 de outubro de 2007 às 22:08  
Blogger Tiago disse...

Deixei de comprar cds a muito tempo

6 de outubro de 2007 às 22:53  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial